white and red labeled box

Investir e morar nos Estados Unidos, tudo o que você precisa saber!

O sonho de morar nos Estados Unidos é compartilhado por muitas pessoas, principalmente as apaixonadas por filmes e o estilo de vida Americano. Porém, essa ideia não é tão impossível como muitos pensam, para quem tem um dinheiro extra e busca investir, esse sonho pode se tornar realidade ainda mais fácil do que se imagina. Investir e morar nos Estados Unidos é uma realidade e pode valer muito a pena!

Segundo pesquisas do Itamaraty dos mais de 3 milhões de brasileiros que moram atualmente fora do Brasil, pelo menos 1,4 milhão está residindo atualmente nos Estados Unidos. Desses, por volta de 17 mil estão concentrados em Orlando e aproveitam dos benefícios de viver em solo americano. Além de tentar um estilo de vida melhor por lá, muitos acabam também investindo e criando seu próprios negócios na américa, e o melhor, isso é incentivado pelo governo!

Casa com uma bandeira americana para quem quer investir e morar nos estados unidos

Então, como investir e morar nos Estados Unidos?

1. Investir no mercado imobiliário

Uma ideia que combina as duas ações e tem estado muito presente na cabeça dos brasileiros é investir no mercado imobiliário. De acordo com a Fraga Company, uma empresa especializada em assessorar investidores a explorarem opções de mercado na Flórida, a procura por esse tipo de negócio cresceu 30% desde o início da pandemia, em 2020. E, mesmo com o dólar em alta por aqui, os brasileiros estão a frente e confiantes com esse tipo de investimento, até março desse ano o Brasil era o sexto país que mais investia em imóveis nos EUA, atrás apenas de países como Canada, México e China.

Uma alternativa muito utilizada para fazer esse tipo de investimento valer a pena, e talvez até pagar a si mesmo, é o aluguel das residências, o famoso aluguel por temporada. Você compra o imóvel para uso próprio, ou exclusivamente com essa finalidade, para produzir renda extra, e aluga ele por um longo período (acima de 15 dias) durante as altas temporadas de visitação dos turistas, dessa forma o imóvel não fica parado quando você não está lá e você já garante o retorno do seu investimento. É um bom negócio também para quem já possui uma casa na américa e utiliza ela apenas em algumas épocas do ano, ou para visitas.

2. Abrir lojas franqueadas

Outro investimento bastante comum entre os brasileiros que já vivem nos Estados Unidos, é abrir pequenas franquias de lojas já conhecidas por lá. O processo de franquia alivia um pouco o investimento do proprietário (as lojas fraqueadas normalmente arcam com alguns detalhes específicos) e, pelo conhecimento já estabelecido da marca, facilita o retorno do que foi investido com lucros mais rápidos.

3. Investir em grandes negócios

Outra alternativa, para quem conseguiu guardar um dinheiro a mais, ou possui um bom patrimônio, e pensa em investir a longo prazo em grandes negócios, é aplicar para o visto EB-5, criado especialmente para investidores. Ele garante a imigração permanente de quem aplica e também da família (filhos até 21 anos), porém demanda um valor de investimento um pouco mais alto e mais paciência no retorno

Família na sacada de uma casa que conseguiu após descobrir como investir e morar nos estados unidos
Foto por Dani Guitarra em Unsplash

Sobre o EB-5

Criado em 1990, ele visa atrair investimento estrangeiro para os Estados Unidos, desencadeando maior visibilidade e gerando mais empregos no país. Dessa forma, as condições para aplicação desse tipo de visto são investir em algum projeto ou empresa já existente, ou criar seu próprio negócio no país, e gerar com essa escolha pelo menos dez trabalhos em um prazo máximo de 2 anos.

Além disso, existem também condições para o valor que deve ser disponibilizado para negócio. O mínimo necessário que você deve investir para estar apto a aplicar para o EB-5 é 800 mil dólares, em áreas onde o desemprego esteja muito acima da média. Para as demais regiões, com taxas de emprego regulares, o investimento deve ser de ao menos 1,8 milhão de dólares.

Ainda assim, o visto de permanência nos Estado Unidos só é disponibilizado após uma comprovação de que a pessoa possui o valor necessário para investir, e no primeiro momento ele da ao investidor a possibilidade de viver no país por dois anos (prazo para comprovação do sucesso do negócio) com o cônjuge e filhos solteiros de até 21 anos. Após esse período, com todos os requisitos do governo atendidos, a investidor finalmente recebe o Green Card e pode residir legalmente no país e usufruir dos mesmos direitos que os cidadãos americanos permanentemente, assim como sua família.

É importante se certificar também de encontrar uma empresa que aceite investimentos de estrangeiros e esteja licenciada para receber esse tipo de recurso e permitir a participação do investidor no EB-5. Geralmente, os empreendimentos aprovados para receber esses recursos são resorts, hotéis, restaurantes, e condomínios de luxo, mas muitas empresas utilizam esse sistema para angariar investimentos para seu negócio e promover maior visibilidade para seus empreendimentos. Já, para quem buscar lançar a própria empresa nos Estados Unidos o processo é um pouco mais lento e demanda um trabalho maior de papelada.

Seja qual for seu interesse para aplicar para o EB-5 é importante que você conte com o apoio de um advogado de imigração a fim de assessorar e garantir o sucesso do seu processo.

passaporte carimbado de pessoas que já sabem como investir e morar nos Estados Unidos
Foto por ConvertKit em Unsplash

Quais os melhores lugares para morar nos Estados Unidos?

Um dos fatores que mais influenciam na escolha de lugares para investir, são as condições de moradia, principalmente para os imigrantes. Ainda de acordo com a pesquisa feita pelo Itamaraty, neste ano, os brasileiros que moram nos Estados Unidos estão concentrados principalmente em algumas metrópoles:

  • 53 mil brasileiros se concentram em Boston
  • 50 mil na cidade de Nova York
  • 49 mil brasileiros vivem em Miami
  • 17 mil brasileiros em Orlando
  • E, 16 mil brasileiros escolhem Los Angeles

Apesar de espalhados por toda a América, os brasileiros possuem algumas preferencias claras na hora de escolher onde será seu novo lar. Por ter clima mais agradável, próximo ao encontrado aqui no Brasil e facilidade de acesso, a Flórida é a queridinha dos brasileiros quando se fala em investimentos.

Segundo a Visa Franchise, em pesquisa feita em 2018, 90% dos brasileiros escolhem a estado quando pensam em abrir um negócio nos Estados Unidos. Além disso, de acordo com dados da National Association of Realtors, 22% dos estrangeiros que querem investir em imóveis nos Estados Unidos também dão preferencia a Flórida.

O Estado é cheio de acesso a bons negócios e um chamariz para os turistas, dessa forma não faltam oportunidades de moradia ou mesmo investimento por lá.

Eai, que tal investir e morar nos Estados Unidos?

Precisa de ajuda?