city during daytime

O que fazer em Miami: 5 bairros que você precisa conhecer!

Miami é principalmente conhecida pela sua maior beleza natural, a praia! Mas, além de aproveitar o dia olhando para o mar, a cidade tem muito mais a oferecer. Esse texto é para quem tem duvidas do que fazer em Miami fora da praia, e olha que são muitas as oportunidades!

Uma das grandes cidades turísticas dos Estados Unidos, Miami recebeu antes do inicio da pandemia, 26,97% dos 2,105 milhões de visitantes brasileiros que foram para a América, sendo a segunda cidade mais visitada da Flórida, atrás apenas de Orlando.

Tamanha procura não é sem fundamento, o condado de Miami, também conhecido como Miami-Dade possui mais de 20 cidades, entre elas Miami Beach, Miami City e Biscane Bay, além de uma grande diversidade cultural e principalmente artística.

São tantos os artistas inspirados pela beleza que lugar que as representações artísticas ultrapassam as paredes dos museus e galerias e muitas obras são encontradas ao ar livre. Na grande Miami muitos bairros escondem maravilhas que muitas vezes passam despercebidas pelos turistas.

Vamos a lista?

1. Wynwood – o bairro do grafite

O que fazer em Miami, bairro de Wynwood
Foto por Bruce Warrington em Unsplash

Wynwood é um dos bairros em que a arte está mais em evidência do condado, literalmente nas paredes e janelas dos prédios.

A ideia de grafitar os prédios que estavam abandonados e se deteriorando veio do promotor imobiliário Tony Goldman, com o intuito de revitalizar e reerguer Wynwood. E, a proposta deu muito certo!

Hoje o distrito de Wynwood é considerado uma das maiores instalações artísticas ao ar livre do mundo, com mais de 50 artistas de todo o mundo expondo suas artes no bairro.

Além disso, Wynwood é também muito popular pela vida noturna e as boas baladas. Com diversas opções de restaurantes e bares para conhecer. É um ótimo bairro para se hospedar na cidade.

2. Brickell – distrito financeiro

O que fazer em Miami - bairro de Brickell
Foto por Pilar Gonzalez Prieto em Unsplash

O bairro de Brickell é conhecido como o distrito financeiro de Miami, onde se localizam os grandes bancos nacionais e internacionais da cidade. Mas, muito além disso, o bairro possui arquitetura moderna sem deixar de reforçar as raízes do condado e é um grande centro das galerias artísticas e museus da cidade.

Brickell também é uma boa opção para quem quer fazer compras ou conhecer restaurantes, por ser um bairro menos turístico os preços são bem mais em conta e a vista é maravilhosa!

Aproveite também a visita para dar uma passada pela roda de observação Skyviews Miami e apreciar a vista panorâmica da Baía de Biscayne, você não vai se arrepender!

3. Design District

red flowers on white round ceiling
Foto por Daniel Obregon em Unsplash

O Design District é um dos bairros mais luxuosos do condado de Miami. Dedicado a apresentar inovações na moda, arte, arquitetura e até mesmo na culinária, o bairro, apesar de pequeno em tamanho, abriga mais de 150 lojas de moda de grife e algumas das mais belas arquiteturas do país.

Além disso, é também um destino muito procurado por quem gosta de ter experiências culinárias, com restaurantes dos mais diferentes estilos e alguns dos chefes mais renomados do mundo é impossível não se impressionar.

O Design district também conta com grandes galerias de arte e museus, como o Institute of Contemporary Art, Miami (ICA)  e diversos painéis assinados por artistas plásticos espalhados pelo bairro. É claro que os preços também condizem com o clima luxuoso do local, mas vale a pena apertar um pouco o budget para conhecer.

4. Little Havana

O que fazer em Miami - bairro Little Havana
Foto por Florian Wehde em Unsplash

Apesar de possuir algumas ruas como pontos chave nos mapas dos turistas, o bairro de Little Havana é principalmente residencial e muito mais tranquilo do que a maioria dos bairros especificamente turísticos. Mesmo assim, Little Havana não é um bairro residencial comum, é um reflexo da cultura Hispânica em Miami e local de representação dos milhares de imigrantes cubanos que foram para Miami durante a segunda metade do século 20.

Algumas coisas na lista para fazer em Little Havana são: acompanhar algum festival latino que ocorre pelas ruas do bairro (fique esperto ao calendário de celebrações), provar a comida cubana e principalmente o café, aprender ou ver uma apresentação de salsa e acompanhar um cinema ou exposição cultural.

Com ruas de pedra coloridas e murais pintados nos prédios, Little Havana é um dos bairros mais culturais de Miami, com forte ligação com a cultura e perfeito para visitar e entender um pouco mais sobre os hispânicos que vivem na cidade.

Além de ser um lugar incrível para visitar durante o dia, as noites do bairro não perdem em empolgação. Alguns dias do mês as galerias de arte mantém suas portas abertas até tarde da noite, e artistas se apresentam nas ruas, trazendo toda a animação hispânica para as noites americanas.

5. Coconut Grove

O que fazer em Miami - bairro Coconut Grove
Foto por Pontus Wellgraf em Unsplash

O bairro de Coconut Grove é um dos mais bonitos do condado de Miami, com palmeiras e diferentes arvores mesclando com as ruas tranquilos e os veleiros ancorados no mar, o local transmite uma sensação tropical e um ar boêmio.

Diferente de Little Havana, Coconut Grove é um bairro para quem quer desacelerar e descansar diante das lindas paisagens de Miami. É possível aprender a velejar na Dinner Key Marina  ou aproveitar ótimos cafés e restaurantes nas calçadas do bairro enquanto aprecia o máximo da beleza natural de Miami.

Muito além disso, o bairro é também um dos mais históricos da cidade, com raízes das Bahamas, é o grande lar das comunidades negras de Miami e conta com galerias de arte e igrejas que contam a história dessas comunidades no condado.

É claro que não faltam expressões culturais pelo bairro, bons museus estão disponíveis para você conhecer durante a visita e algumas exposições ao ar livre também são realizadas durante o ano nas ruas de Coconut Grove.

O que fazer em Miami, por fim?

Aproveite! Curta a cidade, vagueie por ai e explore lugares que não estavam na sua lista de viagem, se perca sem medo nos bairros e lugares menos visitados pelos turistas, e busque conhecer o máximo sobre as culturas que encontrar por lá. Você com certeza vai descobrir lugares incríveis e se surpreender ainda mais com as belezas da cidade!

Precisa de ajuda?