morar nos eua

Morar nos EUA, o que você precisa saber

Viver o sonho americano faz com que o sonho de morar nos EUA se mantenham como o principal destino dos imigrantes de todo mundo, mesmo em tempos de inúmeras crises, fazendo sorrir corações aflitos que buscam um lugar para morar com tranquilidade e prosperar nas mais diversas áreas da vida.

Com altos índices de qualidade profissional, tendo em seu solo 5 das 10 melhores universidades do mundo no ranking de 2021, incluindo o Top 3 (MIT, Stanford e Harvard), morar na terra do Tio Sam é sinônimo de oportunidades de crescimento por toda vida.

Mesmo nos momentos de recessão, a economia americana encontra espaço e não sufoca, mantendo seus índices de qualidade de vida sempre superiores aos da maioria dos países ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Então, a pergunta que resta é: o que precisamos saber para mudar de vida e morar nos EUA?

Um guia para morar nos EUA

Assim como todo país de economia forte, os EUA buscam profissionais qualificados e pessoas em idade produtiva; se você tem um filho de idade próxima à universidade, ainda melhor, para o governo isso indica pouco gasto com a educação do imigrante – diferentemente do Brasil, a educação pública norte americana é de alta qualidade e as melhores universidades são privadas – e alta probabilidade de uma nova geração nascida em solo americano. E por que eles se interessam pela próxima geração? Os EUA estão em declínio de natalidade há um tempo, vislumbrando uma realidade, num futuro não tão longínquo, de inversão da pirâmide etária, quando há mais pessoas idosas do que adultos em idade produtiva.

É importante que você entenda que o Departamento de Imigração do Estados Unidos levará em conta o seu potencial de contribuição para a economia nacional, assim como o grau de risco que sua imigração oferece ao Estado, basicamente isso quer dizer que eles avaliarão se você terá condições não somente de não depender da ajuda do governo, mas de produzir riqueza para o país, fazendo a economia rodar e crescer.

Assim, comprovar que você é um profissional de sucesso e que está buscando o sonho americano por opção – e não por desespero – é um início necessário. Mas não termina aí, o bom domínio do idioma é quase uma exigência, ao menos com relação às pessoas que irão manter a família, no que se refere às crianças, quanto menor menos exigência de fluência.

Um ponto importante de se considerar sobre o processo de imigração para os EUA é o fato de que ter um visto válido não garante a sua permanência, na verdade, ter um visto é um ponto 0 da imigração legal, afinal, o candidato só pode dar entrada no processo [ainda provisório] de moradia e trabalho em solo americano quando já estiver no país. A justificativa dada pelo governo americano para essa prática, que tem exceções para refugiados, é que o processo é mais seguro quando feito pessoalmente, diminuindo a chance de fraudes facilitadas pelo meio virtual.

O governo Donald Trump reforçou as exigências para a imigração, visando proteger o país de pessoas que não têm potencial gerador de riquezas, nas palavras do controverso ex-presidente, os Estados Unidos da América precisa se proteger dos imigrantes que pesam no bolso americano.

Vale lembrar que é justamente com esse pensamento que nenhum candidato a imigrante recebe o seu tão sonhado green card assim que chega aos EUA, é preciso estar morando legalmente – e contribuindo com a economia – há pelo menos 5 anos antes de ser elegível a essa honraria cobiçada mundialmente.

Tipos de visto

Então como acontece?

Primeiro você vai solicitar um visto temporário para moradia e trabalho, já indicando que deseja imigrar. Nessa etapa você precisa comprovar que já tem uma oferta de emprego em solo americano ou uma fonte de renda independente do país que lhe garante condições de não depender da ajuda governamental por todo tempo de sua permanência.

Estando em solo americano e com seu visto temporário ativo, você buscará a imigração para dar entrada no próximo passo, aqui você precisa entender a diversidade de caminhos e tipos de vistos de moradia.

Existem 5 caminhos para a imigração definitiva:

  • Imigração baseada em parentesco;
  • Imigração por visto de diversidades;
  • Noivo e cônjuge de cidadão americano;
  • Imigração baseada em emprego nos EUA;
  • Imigração para viúvos, investidores e exilados.

Observe que mesmo que sua solicitação de visto inicial não seja baseada na imigração por oferta de emprego você precisa, necessariamente, comprovar que tem renda suficiente ou um trabalho garantido durante sua permanência em solo americano, mais uma vez destacamos, a única exceção é a imigração de refugiados, que segue um protocolo diferente e tem acompanhamento da ONU.

Durante todo processo, que leva anos, você deverá fazer entrevistas na imigração americana, será visitado por agentes do estado e terá sua vida constantemente supervisionada para garantir que você – e ninguém do seu núcleo familiar – não está envolvido em atividades ilegais, tampouco fraudando o sistema de imigração.

Apesar de ser uma jornada longa, mais parecida com uma maratona do que uma corrida de explosão, imigrar para os EUA é, definitivamente, o sonho de grande parte das pessoas que pensam em deixar seus países, e as razões são inúmeras, vamos listar apenas algumas.

Morar nos EUA x o sonho americano

Como diz o hino americano, os EUA são a terra dos livres e a casa dos bravos, liberdade e oportunidades sem fim, esse é o resumo do país que é sinônimo de prosperidade. O que faz dos Estados Unidos da América a incorporação do sucesso e da vida de qualidade?

  • A energia ativa e motivadora que exala da certeza de que na terra do Mickey e do Tio Sam nenhum sonho é inalcançável;
  • Os melhores hospitais, médicos e tratamentos de saúde do mundo – ainda que planos de saúde tenham preços salgados, mas no Brasil a gente paga caro por menos qualidade, não é mesmo?
  • Casas espaçosas e bonitas a preços justos;
  • Educação de excelência, pública no ciclo básico;
  • Maior economia do mundo;
  • Inúmeras oportunidades de carreira para todos os perfis;
  • Diversidade cultural;
  • As belezas naturais incríveis e para todos os gostos;
  • Diversidade climática devido à extensão do país.

E então, agora que você já sabe o caminho para viver o seu sonho americano, vamos escolher sua casa juntos para morar nos EUA?

Precisa de ajuda?