valentine's day nos eua

Valentine’s Day nos EUA: Qual é a origem e o significado da data para os americanos?

O Valentine’s Day nos EUA é um dos dias mais especiais para os americanos, principalmente os apaixonados. A data, equivalente ao Dia dos Namorados no Brasil, é comemorada em 14 de fevereiro e tem uma origem diferente da tupiniquim. Seus símbolos, como o coração e o vermelho, são bastante similares, mas a história por trás se baseia em São Valentim.

Nos Estados Unidos, a data possui um significado maior do que em outros países, sendo uma das mais lucrativas do ano. Dessa forma, se você pretende se mudar para o país, é interessante saber mais sobre esse importante dia do ano. Apaixonado ou não, você se deparará com uma realidade bastante distinta do que está acostumado. E se adaptar a essas situações é vital para que você se ajuste à nova casa.

Para entender mais sobre o Valentine’s Day nos EUA, fique atento aos parágrafos a seguir. Abaixo, poderá conhecer mais afundo a comemoração e sua importância para os americanos.

O que é o Valentine’s Day nos EUA?

De forma bastante direta, pode-se dizer que o Valentine’s Day nos EUA é o equivalente ao Dia dos Namorados brasileiro. Ainda assim, é bom destacar que na terra do Tio Sam ele apresenta um destaque muito maior. Das escolas aos restaurantes, todos se enfeitam para a celebração. Mais do que isso, é uma época bastante movimentada para o mercado e o comércio local.

o que é o valentine's day nos eua

Shoppings e lojas de rua ficam cheios, como se fosse uma repetição do Natal, mas agora para os apaixonados. Vale dizer, também, que o dia celebra o amor entre duas pessoas, podendo ser um namoro, casamento, amizade, família ou mesmo um interesse. Não à toa, é um dia bastante comum para se declarar a alguém, pedir em namoro ou em noivado. Geralmente, acompanhado de jantares românticos, rosas e, obviamente, presentes. Mesmo com isso, ainda possui um viés menos romântico, sendo mais comercial.

Qual a origem do Valentine’s Day nos EUA?

Ainda que seja uma data comemorativa, o Valentine’s Day nos EUA celebra uma história triste da Idade Média. O dia escolhido para a festividade é justamente o Dia de São Valentim, santo italiano associado ao amor e ao romantismo. Na época, o imperador Claudio II impediu o casamento já que, para ele, jovens sem família e esposas eram melhores combatentes. Dessa forma, impediu a realizações de cerimônias matrimoniais em seu reino.

origem do dia de são valentim e valentine's day nos eua

Valentim, um bispo romano insatisfeito por tal medida, realizou inúmeros casamentos em segredo. Ao ser descoberto, foi preso e, pela janela de sua cela, recebia flores e bilhetes de jovens apaixonados. Ainda na cadeia, se apaixonou por Artérias, a filha cega do carcereiro, que recuperou milagrosamente sua visão durante seu romance com o bispo. Condenado à morte, Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro de 270 d.C.

E o Dia dos Namorados?

No Brasil, o Valentine’s Day não é como nos EUA, tendo datas, santos e até costumes diferentes do americano. O Dia dos Namorados ocorre em 12 de junho, véspera da celebração de Santo Antônio, o santo casamenteiro. A origem da história, entretanto, não é tão romântica nem especial quanto sua equivalente para o resto do mundo.

manequim de promoção de dia dos namorados no brasil valentine's day nos eua

Puramente comercial, a celebração foi inventada em 1948 propositalmente para trazer resultado às lojas no mês de junho. Naturalmente menos movimentado, o período necessitava de um gás para que a população consumisse. A ideia, então, foi fazer algo similar ao Dia das Mães, mas imitando a tradição já existente de São Valentim. Por conta disso, brasileiros que vão morar nos EUA se confundem muito nos primeiros anos.

Valentine’s Day ao redor do globo

Ao contrário do que muitos podem supor, a comemoração do Valentine’s Day não ocorre apenas nos EUA. Na realidade, a data é celebrada em todo o mundo, cada país à sua maneira. Novamente, há diferentes datas e motivações, o que complica ainda mais seu entendimento.

valentine's day nos eua e no mundo

No Japão, em 14 de fevereiro os homens recebem presentes de suas amadas, enquanto elas somente receberão um mês depois. Na Itália, a data é a mesma, mas um chocolate nacional é símbolo da comemoração. A Argentina, por sua vez, celebra o amor em julho, mas com uma justificativa mais comercial. Em Gana, por fim, há o Dia do Chocolate, novamente incentivado pela venda de doces e o aquecimento da economia.

A comemoração do Valentine’s Day nos EUA

Quando o assunto é a comemoração em si, pode-se dizer há muitas semelhanças ente o Valentine’s Day nos EUA e o Dia dos Namorados no Brasil. Em ambos os casos é comum que os casais, amigos ou famílias separem a data para celebrar o seu amor. Para isso, costumam realizar um jantar ou ir a um bom restaurante. Presentes como joias, chocolates e outros itens também fazem parte.

comemoração do valentine's day nos eua

O que difere os dois países não está tanto em o que fazer, mas sim em como fazer. Em geral, os americanos investem mais em todos os pontos desse processo, da comida à decoração, passando por presentes e apresentações. Não é difícil, então, encontrar casas ou cômodos todos decorados com as cores branco e vermelho. Quanto às surpresas, presentes, serenatas, balões e até bandas são parte do pacote completo.

Costumes do dia de São Valentim

Além de tudo o que foi dito acima, vale a pena mencionar que há, também, costumes bastante enraizados na sociedade americana para esse evento. Como foi possível perceber, o Valentine’s Day nos EUA é muito mais do que apenas um jantar e um presente. Para se ter uma ideia, até as escolas entram na festividade, o que somente comprova sua motivação mais comercial do que de romance.

valentine's day nos eua como funciona

Os próprios filmes e séries do país mostram isso muito bem, com crianças escrevendo cartas e bilhetes. Flores também fazem parte da festa, e a comemoração da data possui um caráter mais “obrigatório” do que no Brasil. Na prática, portanto, se quiser investir e morar nos Estados Unidos, não deixe esse dia passar em branco. Seja com amigos, familiares ou alguma relação mais romântica, faça algo nessa data especial!

Comemore o Valentine’s Day nos EUA!

Não é novidade alguma que a cultura americana é bastante diferente da brasileira. Quando se fala de Valentine’s Day nos EUA, a euforia é bem maior que a que você possa estar acostumado. Por isso, se seu desejo é se mudar para o país, o mais indicado é contar com parceiros com conhecimento, experiência e que te auxiliem durante todo esse processo.

A Compre Casa USA é uma empresa com mais de 11 anos de mercado imobiliário, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Mais do que te ajudar a buscar um novo lar, disponibilizamos serviços como assistência jurídica e financeira para essa jornada. Com isso, você pode deixar as terras brasileiras tranquilo porque tudo estará certo.

Ficou interessado? Entre em contato conosco para entender mais sobre esse processo e como tirar esse sonho do papel!

Precisa de ajuda?