blocas de casas de hipoteca nos EUA

Hipoteca nos EUA: saiba como funciona!

Entender como financiar um imóvel, nem sempre é uma tarefa fácil. Principalmente se o sonho de conquistar uma casa própria está em outro país. Para fazer a operação, é preciso enfrentar as burocracias desse processo. Se você decidiu comprar um imóvel nos Estados Unidos, antes de escolher a casa, o melhor bairro e a cidade, é preciso, primeiro, entender como funciona a hipoteca nos EUA. Afinal, essa é a modalidade de financiamento mais utilizada no país. 

 Mas para entender melhor o que é, de fato, a hipoteca, como esse sistema funciona e quais as suas vantagens e desvantagens, continue lendo este artigo.

blocas de casas de hipoteca nos EUA
Foto por Tierra Mallorca em Unsplash

 O que é uma hipoteca nos EUA?

A hipoteca, em inglês mortgage, é uma forma de obter crédito para um financiamento imobiliário ou empréstimo bancário por meio do oferecimento de uma garantia, no caso um imóvel. Nos Estados Unidos, estima-se que quase metade dos americanos tenha adquirido sua casa própria por meio desse recurso. A hipoteca é uma das modalidades mais comuns oferecidas pelos bancos nos EUA para concessão de crédito – financiamento ou empréstimo – a pessoas físicas ou jurídicas.

E no Brasil?

No Brasil, esse também é um recurso válido e previsto em legislação brasileira para quem precisa de crédito e quer conseguir juros baixos. Mas esse tipo de negociação não é tão comum no país devido a alienação fiduciária, criada para substituir a hipoteca no Brasil.

Como funciona a hipoteca nos EUA na prática?

Financiar um imóvel significa contratar um empréstimo para comprar a sua casa própria. O dinheiro é utilizado especificamente com essa finalidade e é totalmente direcionado ao vendedor do imóvel.

Para entender melhor, imagine que você deseja comprar uma casa nos EUA, mas que não tenha o valor total necessário para pagamento disponível em caixa. A primeira coisa a se fazer é buscar por linhas de crédito bancárias para que o banco pague pelo imóvel à vista em seu lugar, e você pague para o banco de forma parcelada, mediante o acréscimo de juros.

Nesse caso, o banco precisa de alguma garantia que sirva como prova de que você realmente irá pagar o valor total. Afinal, uma instituição financeira não pode correr riscos a cada nova concessão de crédito. Além do seu histórico de bom pagador, uma das formas de “garantir” que o empréstimo será pago até o final, é por meio da hipoteca.

Além disso, vale lembrar que, nos Estados Unidos, é necessário que no mínimo 25% do valor total do imóvel seja oferecido de entrada, pois, nenhum banco financia 100% do valor total.

A taxa de juros de financiamento concedido para estrangeiros que desejam comprar casa em Orlando pode variar entre 3,45% e 8,5% ao ano, levando em conta o perfil de cada cliente e o valor oferecido de entrada.

vista aérea de casas com hipoteca nos EUA
Foto por Tom Rumble em Unsplash

Quais as vantagens de fazer uma hipoteca nos EUA?

Como todo financiamento, a hipoteca também tem muitas vantagens como obtenção de crédito. Como já foi dito, as taxas de juros de financiamento são bastante vantajosas, ainda mais se compararmos com as taxas atualmente vigentes no Brasil, que alcançam os 11% . Mas não é só isso.

Veja outras vantagens de fazer uma hipoteca nos EUA:

  • Possibilidade de refinanciar o pagamento e ter mais de uma hipoteca em um único imóvel;
  • Não há a necessidade de alienar o imóvel, ou seja, passar para o nome da instituição credora;
  • Possibilidade de usar a hipoteca como linha de crédito para empréstimos;
  • Nos EUA, os juros da sua hipoteca podem ser deduzidos no imposto de renda;
  • Facilidade no pagamento, pois, é possível parcelar o valor total do crédito concedido;
  • Facilidade para obter crédito.

Alterações na regulamentação da hipoteca

Em 2008, uma grande bolha imobiliária provocou uma profunda crise no sistema financeiro norte-americano. A Causa foi a grande concessão de crédito dada aos americanos pela hipoteca, devido a facilidade e preferência por essa modalidade de crédito nos EUA. 

Aconteceu que, depois de muito conceder empréstimos e financiamentos na modalidade de hipoteca, em meados de 2007 os bancos começaram a ficar receosos e passaram a negar muitas solicitações, o que agravou ainda mais a situação.

Foi quando as instituições passaram a vender papéis de crédito hipotecário umas para as outras, mas muitas sofreram perdas e tudo virou uma bola de neve.

A partir desses acontecimentos, foram criadas algumas regulamentações e mudanças foram feitas na forma como a hipoteca era concedida originalmente. De qualquer forma, em nada a preferência por esse modelo de crédito foi afetada. A hipoteca continua sendo o modelo de compra da casa própria mais realizado nos Estados Unidos.

Estrangeiros que estão pensando em adquirir uma casa nos EUA, seja para fins de moradia ou para investimento em aluguel de casa para temporada, a hipoteca continua sendo uma das melhores opções para você adquirir a sua casa dos sonhos!

man writing on paper
Foto por Scott Graham em Unsplash

Alguma dúvida sobre como investir em um imóvel nos EUA?

Mas se você quer saber mais sobre como funciona o investimento em imóveis nos EUA, quais os documentos necessários, quais as taxas de juro praticadas, preparamos dois e-books ( aluguel residencial e aluguel de casa de temporada) com todas as informações importantes sobre o melhor investimento para você! 

Seja para investir, visitar ou morar, a Compre Casa USA é uma empresa com mais de 10 anos de mercado imobiliário, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Mais do que te ajudar a buscar um novo lar, disponibilizamos serviços como assistência jurídica e financeira para essa jornada. Com isso, você pode deixar as terras brasileiras tranquilo porque tudo estará certo.

Ficou interessado? Entre em contato conosco para entender mais sobre esse processo e como tirar esse sonho do papel!

Precisa de ajuda?