global entry

Global Entry: Como funciona o programa que facilita a entrada de brasileiros nos Estados Unidos

No último mês de fevereiro foi aprovada a entrada do Brasil no programa americano Global Entry. O sistema, ainda que não dispense o visto, pode agilizar a entrada de brasileiros nos Estados Unidos e tornar este um processo menos burocrático. Por isso, é considerado um grande passo, especialmente para aqueles que viajam constantemente ao país.

O cadastro está disponível a todos os cidadãos por meio do site do governo americano e apresenta custo de 100 dólares. Entre as vantagens, a que mais se destaca é a liberação do controle de passaporte, processo demorado e cansativo. Assim, esta pode ser considerada uma excelente notícia, visto que facilita o acesso aos EUA e representa uma força maior do passaporte brasileiro a nível internacional.

Para entender melhor o que é e como funciona esse sistema, fique atento aos parágrafos a seguir. Ao longo do texto, você poderá compreender mais a fundo a importância do acordo e o que fazer para se cadastrar.

O que é o Global Entry?

Antes de qualquer outro ponto, se faz preciso um breve foco no programa Global Entry em si. Para isso, vale mencionar que este é um sistema que visa facilitar a entrada de imigrantes nos Estados Unidos. Atualmente, 10 países possuem esse acordo com o governo americano além do Brasil. São eles: Argentina, Índia, Colômbia, Reino Unido, Alemanha, Panamá, Singapura, Coreia do Sul, Suíça e Taiwan.

Basicamente, esta é uma ideia que tem por objetivo agilizar o processo de entrada no país para passageiros internacionais de baixo risco e previamente aprovados. Ou seja, funciona como uma espécie de “fura-fila”, já que o indivíduo cadastrado pode evitar a fila normal de passaportes. Somente nisso, é possível economizar um bom tempo em sua chegada ao território americano.

alfandega estados unidos brasileiros

Outra boa notícia é que todo o conceito não se aplica somente aos aeroportos, principal meio de acesso aos EUA. Na realidade, ele pode ser utilizado tanto para viagens aéreas quanto marítimas ou terrestres. Dessa forma, se apresenta como um grande avanço no que diz respeito à importância do passaporte do Brasil dentro do cenário mundial. Em comunicado oficial, o governo brasileiro explicou:

“O GE é um programa do governo americano que permite a liberação rápida no controle do passaporte, no momento da chegada aos EUA. Ele é administrado pela Autoridade de Aduanas e Proteção de Fronteiras daquele país (CBP, na sigla em inglês) e dele participam, atualmente, 11 jurisdições”

Como funciona o Global Entry?

O acordo, costurado entre os governos das duas nações, teve suas negociações iniciadas ainda em 2015. Na época, Barack Obama chegou a anunciar a adesão do Brasil no grupo de países beneficiados. Mas foi somente em 2019 que o projeto de fato saiu do papel, a princípio em uma fase de testes. Na primeira etapa deste teste, o programa foi disponibilizado a 20 convidados participantes do Fórum de Altos Executivos Brasil-EUA.

como funciona global entry

Depois de uma análise das necessidades técnicas e operacionais, veio a segunda fase. Em março de 2020 o sistema ficou disponível para uma maior quantidade de brasileiros, mas sem um número informado. Foi então que, em fevereiro de 2022,a terceira etapa entrou em operação. A partir de então, qualquer cidadão brasileiro pode se cadastrar no Global Entry.

Para isso, porém, o indivíduo deve atender a alguns pré-requisitos — ainda não divulgados. Oficialmente, portanto, o programa já está acessível para qualquer pessoa que deseja facilitar sua entrada nos Estados Unidos. Seu foco, porém, está naqueles que fazem viagens constantes ao país e, por isso, seriam mais beneficiados por essa mudança e aceleração dos processos.

Quais as vantagens do Global Entry?

Já em funcionamento há anos para outras nações, somente em 2022 os brasileiros tiveram acesso ao programa Global Entry. Obviamente, seu foco está em facilitar a entrada de estrangeiros nos Estados Unidos. Mas, para isso, há algumas outras vantagens que surgem por consequência. De acordo com o próprio governo americano, alguns dos principais benefícios são os que seguem.

como entrar nos estados unidos

Menos tempo

A grande facilidade de todo esse processo se encontra, em especial, no tempo para entrar no país. Normalmente, é preciso pegar filas e mais filas, além de passar por algumas etapas. Com o cadastro no sistema, você passa direto por essas filas e se dirige aos quiosques de autoatendimento. Também conhecidos como E-gates, eles se utilizam de tecnologia de reconhecimento fácil para agilizar sua entrada.

Nenhuma papelada

Já no quiosque, os participantes do Global Entry podem digitalizar seus passaportes legíveis por máquina, assim como seus cartões de residente americano ou mesmo seus vistos. Vale destacar, novamente, que o sistema não dispensa a necessidade do visto. Em seguida, basta realizar a verificação da impressão digital e fazer a declaração de alfândega. Com isso, o processo se finaliza em poucos minutos.

Vários quiosques

Ainda no que diz respeito aos quiosques de autoatendimento, ou E-gates, é interessante informar que eles existem aos montes. São mais de 75 aeroportos americanos que contam com a tecnologia, o que representa um grande alcance. Na prática, isso também significa que você não precisará ficar escolhendo por qual cidade chegar. Basicamente, todos os grandes aeroportos do país contam com essa facilidade.

TSA Precheck

Não somente à alfândega se limitam os benefícios do Global Entry, o que é uma ótima notícia. O TSA Precheck é um processo de inspeção, o qual permite que determinados indivíduos realizem a inspeção de segurança de forma mais ágil, fácil e eficaz. E, ao se cadastrar no Global Entry, você automaticamente recebe acesso ao TSA, tornando toda essa experiência de viajar aos Estados Unidos mais rápida.

Validade

Por fim, este é um documento que possui validade de 5 anos. Dessa forma, feito o cadastro, você não terá que se preocupar com sua renovação e poderá aproveitar de suas vantagens por ao menos meia década. Com isso, esta acaba se apresentando como uma estratégia extremamente benéfica, em especial para queles que viajam com frequência aos EUA e necessitam aproveitar melhor seu tempo.

Como aderir ao Global Entry?

Se você ficou interessado em todos esses benefícios, é bom saber que o processo de adesão ao Global Entry não é dos mais complicados. Na verdade, são três etapas que te separam da facilidade de entrar nos Estados Unidos sem preocupação. Assim, basicamente, o que precisa ser feito é:

cadastro no global entry
  1. Para iniciar o cadastro, é preciso preencher uma inscrição online no site da TTP — Truster Traveler Program. Aqui, basta escolher a opção Global Entry, informar seus dados e realizar o pagamento da taxa de 100 dólares — cerca de 500 reais;
  2. Na segunda etapa, você terá que aguardar a resposta do Governo Americano. Para isso, eles irão analisar suas informações e conduzir uma extensa investigação de seus antecedentes. Lembre-se, afinal, que este é um programa para viajantes de baixo risco;
  3. Por fim, será preciso realizar uma entrevista para concluir o processo. Felizmente, hoje há a opção de ter essa conversa ainda em solo brasileiro (nos Centros de Inscrições nos EUA), ou mesmo quando desembarcar no país. Neste segundo caso, você deve buscar pelo Enrollment on Arrival e não é necessário marcar hora.

Com tudo isso feito, você terá em suas mãos um valioso documento que te garantirá inúmeros benefícios. Agora, basta aproveitar sua viagem e relaxar quanto ao processo burocrático de imigração.

Uma nova forma de entrar nos Estados Unidos

Infelizmente, muitas pessoas ainda desconhecem a existência e as vantagens do Global Entry. Muito por conta disso, é comum ver filas gigantescas no momento de adentrar em território americano. Mas, com esse conhecimento, você não precisa mais pensar nisso, seja para viajar de férias, a trabalho ou mesmo para morar no país. Se este for caso, certifique-se de ter ao seu lado parceiros experientes e com conhecimento para te ajudar.

A Compre Casa USA é uma empresa com mais de 11 anos de mercado imobiliário, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Mais do que te ajudar a buscar um novo lar, disponibilizamos serviços como assistência jurídica e financeira para essa jornada. Com isso, você pode deixar as terras brasileiras tranquilo porque tudo estará certo.

Ficou interessado? Entre em contato conosco para entender mais sobre esse processo e como tirar esse sonho do papel!

Precisa de ajuda?