1 us dollar bill

Como abrir uma conta bancária nos EUA?

Hoje em dia, abrir uma conta bancária nos EUA é muito mais simples do que há uns anos. Para quem está de mudança para o país, criar uma conta no banco é uma das primeiras coisas que você precisa fazer ao chegar em solo americano. Mas esse serviço está sendo muito procurado por brasileiros que só querem viajar ou investir no país.Seja qual for o caso, este é um assunto que gera bastante dúvidas e causa certa insegurança nas pessoas. Por isso, se este é o seu caso, você está no lugar certo! Continue lendo este artigo e veja o passo a passo para você abrir uma conta bancária nos EUA.

1 us dollar bill
Foto por Jonathan Borba em Unsplash

Por que abrir uma conta bancária nos EUA?

Os EUA oferecem muitas oportunidades de investimento e retorno. Seja para investir ou fazer compras, ter uma conta em um banco americano é uma alternativa viável e interessante para muitos brasileiros que viajam constantemente para o exterior. Hoje, inclusive, já é possível realizar todo o processo sem ter que sair do Brasil.

 Entre os benefícios de abrir uma conta bancária nos Estados Unidos estão:

  • Facilidade para realizar transações internacionais;
  • Utilização do câmbio comercial nas transferências;
  • Menor taxa de Imposto Sobre Operações Financeiras — IOF (1,1%), especialmente quando comparada a cobrança no cartão de crédito internacional (6,38%);
  • Manter uma reserva em dólar americano e conseguir sacar no exterior sem as taxas de conversão da moeda estrangeira;
  • Financiamento de casas e carros.

Posso abrir uma conta bancária nos EUA sendo imigrante?

Sim! Você vai precisar de uma conta em banco americano para receber seu salário, conseguir financiar um carro, abrir uma conta de telefone, solicitar televisão e várias outras coisas, por exemplo. Imigrantes não têm nenhuma dificuldade para abrir contas em bancos nos EUA, dos digitais até os tradicionais, em que é necessário estar pessoalmente na agência.

Eu não falo inglês, e agora?

Não se preocupe se você ainda não tem o domínio da língua. Muitos bancos que ficam localizados onde tem uma grande concentração de brasileiros imigrantes, possuem agentes que falam português ou espanhol. O Bank of America, por exemplo, é um deles. Então na hora de escolher um banco, dê preferência para aqueles que têm representantes que falam português e que não exigem uma grande quantidade de documentos para abrir a conta.

black android smartphone turned on screen
Foto por Marga Santoso em Unsplash

Uma conta para investir

À medida que a educação financeira se torna mais acessível, muito por conta de conteúdos que vemos na internet, os investimentos passam a ser um desejo de muitos. O que nem todos sabem, no entanto, é que não há necessidade de se limitar apenas a investimentos feitos no Brasil. Você pode, por exemplo, investir nos EUA.

É claro que você pode investir em empresas estrangeiras pela bolsa brasileira, mas uma opção interessante é fazer isso, mas diretamente na bolsa de valores americana. Do mesmo modo que seu aporte precisará ser em dólar, seus retornos também serão na moeda estrangeira. É muito interessante construir patrimônio em um país tão sólido e estável como os EUA.

brown Henry paper bag
Foto por Jacek Dylag em Unsplash

Praticidade na hora de fazer compras!

Ok, agora você está bem próximo de começar a usufruir o seu dinheiro. Se você viaja constantemente, fique atento a necessidade de ter dinheiro em contas bancárias estadunidenses. É uma ótima estratégia para fugir das altas taxas de câmbio e IOF dos cartões de crédito usados nos país. Você pode aproveitar toda a facilidade de ter acesso a moeda local sempre que necessário através de saques em caixas eletrônicos, além de utilizar a forma de débito ao efetuar algum pagamento. Essa sem dúvida é a melhor estratégia para preservar o seu dinheiro, se livrar das taxas de transações e aumentar o seu poder de compra com praticidade como um verdadeiro estadunidense. 

Como eu realizo investimentos? 

Esse é mais um passo que precisa ser dado, mas com responsabilidade e solidez financeira. Muito provavelmente para entrar no mundo dos negócios, e iniciar o processo de abertura de uma empresa e até mesmo realizar investimentos com compra de empresas você precisará ter uma conta-corrente com valores que demandam um grande porte. Só assim é possível a comprovação de fundos investidos no país que te habilita a executar com solidez um futuro possível investimento. Vale ressaltar que há diferenças de exigências e condições de cada banco, levando em consideração que tipo de investimento você fará. Quase nunca há restrições envolvendo os bancos. 

Entendi, mas como eu abro uma conta? 

O primeiro passo para abrir uma conta bancária nos EUA é uma identificação como pessoa física. Existem algumas variantes para alguns tipos de perfis. Se você é um imigrante legalizado e possui residência fixa no país, ou pode comprovar que mora com algum residente, sua conta poderá ser aberta apenas com seu documento de identificação local. Agora, caso você esteja só passando um tempo, o seu passaporte será o suficiente para realizar a sua identificação e a abertura da sua nova conta.  

Podemos destacar também que existem duas formas de se abrir uma conta: do jeito tradicional, presencialmente, uma norma obrigatória geralmente feita por bancos mais tradicionais. E, abertura de uma conta digital, que pode ser realizada de qualquer lugar do mundo, sem ter necessidade de comparecer a nenhum ponto físico. 

Vale como uma dica super importante, avaliar as exigências que cada banco possui na hora de abrir uma conta. Analise o seu perfil, e trace estratégias de acordo com seu interesse de investimento. Alguns bancos solicitam um número maior de documentos, comprovantes de residência e isso pode tornar o processo burocrático e estressante. Já outros esse processo se torna mais flexível e prático podendo apresentar apenas o passaporte.   

Lembrando que tudo vai depender do seu perfil e daquilo que você procura como cliente. No geral, você consegue abrir e manter uma conta bancária nos EUA sem residir nele. Só fique atento aos detalhes que envolvem a operação de abertura de conta.   

Precisa de ajuda?

Seja para investir, viajar ou morar, a Compre Casa USA é uma empresa com mais de 10 anos de mercado imobiliário, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Mais do que te ajudar a buscar um novo lar, disponibilizamos serviços como assistência jurídica e financeira para essa jornada. Com isso, você pode deixar as terras brasileiras tranquilo porque tudo estará certo.

Ficou interessado? Entre em contato conosco para entender mais sobre esse processo e como tirar esse sonho do papel!

Precisa de ajuda?