people in black academic dress standing on green grass field during daytime

5 Passos para validar o diploma nos EUA!

Concluir uma graduação é sempre motivo de muita alegria. Conquistar um diploma de ensino superior marca a vida de qualquer pessoa. O próximo passo é alcançar uma vaga no competitivo mercado de trabalho e é nesse momento que muitos brasileiros optam por tentar uma chance profissional no exterior. Para concorrer a uma vaga norte-americana, por exemplo, é necessário, primeiro, validar o diploma nos EUA. Se esse é o seu caso, leia este artigo até o final e entenda todos os passos necessários para começar a sua carreira internacional!

people in black academic dress standing on green grass field during daytime
Foto por RUT MIIT em Unsplash

Vale a pena validar o diploma nos EUA?

Um levantamento da AG Immigration, escritório de advocacia imigratória sediado em Washington, D.C, junto à dados do Departamento do Estado, apontou que a quantidade de brasileiros com nível superior que obtiveram o green card americano aumentou mais de 13 vezes no ano fiscal de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021.

Só no último ano foram concedidos 1.983 vistos EB-1 e EB-2 para brasileiros, o maior índice de autorizações da história. O que mostra que ao contrário do que muitos pensam, é impossível conseguir um trabalho na sua área de atuação. 

Há chances reais em diversas áreas. Algumas empresas, inclusive, investem na busca por profissionais brasileiros que queiram um trabalho nos EUA.  As principais áreas em que os trabalhadores do Brasil são mais bem-avaliados são as que seguem:

  • Engenharia e Automação;
  • TI e Telecomunicações;
  • Saúde;
  • Mercado Financeiro;
  • Turismo;
  • Pesquisa Científica; 

Diante deste cenário, validar o diploma nos EUA é uma excelente opção para quem pretende exercer uma profissão que exija nível superior no país. Embora seja um processo relativamente burocrático, a validação irá poupar anos de estudo e o investimento exigido ao cursar uma faculdade integralmente nos Estados Unidos.

Como validar o diploma nos EUA? 

Para que um diploma possa ser apresentado como prova de formação superior, é preciso fazer a chamada validação. Nos EUA, o processo é semelhante ao que acontece aqui no Brasil quando há uma transferência de uma instituição de ensino para outra. É necessário equiparar a grade curricular entre os dois cursos similares das instituições diferentes. É a chamada creditação de disciplinas.

Validar o diploma nos EUA é um processo parecido. A diferença é que, nos Estados Unidos, esse é um serviço prestado por empresas privadas que fazem o que eles chamam de Credential Evaluation Service.

Antes de você entender melhor esse processo e quais são os passos necessários para validar o diploma nos EUA, é importante ressaltar que a validação se aplica apenas ao estado para o qual você fizer a solicitação. Caso você consiga a validação para um estado e posteriormente se mude para outro, será necessário refazer todo o processo novamente. 

Foto por Kenny Eliason em Unsplash

Qual é o caminho para validar o diploma nos EUA?

Agora que você já entendeu a importância da validação, vamos explicar como o processo funciona e o caminho que você vai precisar percorrer.

1. Faça a tradução juramentada de todos os seus documentos

O primeiro passo é traduzir todos os documentos necessários para dar entrada no processo de validação do seu diploma, mas essa tradução não é feita por um profissional qualquer. 

É necessário uma tradução juramentada, que, como tal, só pode ser feita por um tradutor também juramentado. Este profissional de tradução é concursado e cadastrado na Junta Comercial de cada estado, o que o qualifica para traduzir documentos oficiais e outros materiais que requeiram total autenticidade, fidelidade de informações e segurança. Você precisa localizar a Junta do seu estado para este tipo de serviço.

Além do diploma, você também precisará traduzir os seguintes documentos:

  • Histórico escolar
  • Declaração do respectivo conselho regional (no caso de profissionais como contadores, advogados, engenheiros e médicos, por exemplo)
  • Certidão de nascimento ou casamento.

2. Dê entrada na acreditação

A tradução juramentada torna os seus documentos legíveis e legítimos pelas autoridades norte-americanas que vão cuidar da validação do diploma. Mas esse é apenas opasso inicial de um processo que pode levar até 12 meses para ser concluído.

No Brasil, a única profissão que exige uma aprovação prévia para inscrição no conselho de classe é a advocacia. Ou seja, mesmo após se graduar na faculdade de Direito, um bacharel não pode se tornar um advogado sem antes passar pela prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Mas nos Estados Unidos, a situação é outra. Várias profissões exigem uma prévia acreditação, ou seja, aprovação por um exame que torna o candidato apto ou não para o exercício de determinado cargo.

Da mesma forma, fazer os exames de validação implica arcar com custos de taxas, cujo valor varia de uma profissão para outra. É necessário entrar em contato com uma instituição específica, de acordo com a sua profissão, para realizar a acreditação, cujo processo dura em média de 5 a 12 meses.

Outro exame indispensável para validação do diploma é o de proficiência da língua, já que as provas de acreditação são feitas com questões 100% em inglês.

3. Cumpra o restante das disciplinas

Assim como nas transferências de instituições de ensino no Brasil, uma validação normalmente não é completa. Sempre será necessário passar por uma etapa chamada de educational credits. 

O Educational Credits nada mais é do que cursar disciplinas faltantes do curso em uma universidade nos EUA, de acordo com as divergências encontradas na grade curricular.

Ou seja, ainda que seu diploma seja validado, é possível que você precise cursar uma parte da graduação nos Estados Unidos para, enfim, ter o documento reconhecido.

4. Faça estágio profissional

O estágio profissional nos EUA é tão importante quanto no Brasil. Sendo a porta de entrada para o mercado de trabalho americano.

Mas, antes do estágio, todo aspirante a profissional deve passar pelo chamado board, que nada mais é do que uma prova para avaliação de conhecimentos.

Para fazer o estágio, a proficiência será cobrada, portanto, estude bem o inglês.

5. Prepare-se para o teste de validação (para área médica)

Um ponto extremamente importante a salientar é que os exames de validação para a área médica não permitem novas tentativas. Ou seja, a reprovação é irreversível e definitiva.

Outro aspecto importante para quem pretende validar o diploma de medicina é que as residências feitas no Brasil não são reconhecidas nos Estados Unidos.

Isso significa que, mesmo sendo um especialista por aqui, por lá, você voltará a ser um médico generalista, devendo portanto se especializar novamente.

woman in black academic gown standing on green grass field during daytime
Foto por Omar Lopez em Unsplash

Quando é preciso validar o diploma nos EUA?

A validação é indispensável para toda e qualquer atividade para a qual o nível superior de formação seja uma exigência. 

Agora que você já sabe como validar o diploma nos EUA, basta dar início ao processo e planejar também a sua mudança para os Estados Unidos. Na hora de escolher onde vai morar, considere optar por uma região cujo clima é muito semelhante ao do Brasil, como o estado da Flórida.

A Compre Casa USA é uma empresa com mais de 10 anos de mercado imobiliário, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Mais do que te ajudar a buscar um novo lar, disponibilizamos serviços como assistência jurídica e financeira para essa jornada. Com isso, você pode deixar as terras brasileiras tranquilo porque tudo estará certo.

Ficou interessado? Entre em contato conosco para entender mais sobre esse processo e como tirar esse sonho do papel!

Precisa de ajuda?