Imóveis são um dos investimentos mais seguros e com melhor relação custo-benefício. Se você ainda tem dúvidas, leia este texto até o final e conheça os principais benefícios de se investir em um imóvel.
Ao contrário de joias, barras de ouro e outros bens móveis valiosos, o imóvel não pode ser perdido, roubado ou extraviado. Ele sempre estará ali, em local conhecido e visível aos olhos do proprietário. Além disso, ao contrário de outros bens, a tendência é que com o tempo ele valorize. E, mesmo que o mercado se mantenha estável, o proprietário pode praticar atos por sua vontade, sem depender da concordância de ninguém, que valorizem seu imóvel, como a construção de uma piscina, por exemplo. Assim, o quanto seu imóvel vai valer no mercado dependerá do quanto você vai investir nele.
Bens imóveis são altamente rentáveis, uma vez que é possível alugá-los, obtendo uma renda mensal e, ainda assim, continuar proprietário, detentor do direito sobre o valor integral do imóvel em caso de venda, gerando dois tipos de patrimônio: um imediato, mensal e outro de caráter permanente caso um dia deseje se desfazer do imóvel.
A locação de imóveis é uma renda vitalícia que passará para seus filhos, não sendo necessária qualquer formação especial como faculdade ou entendimento do mercado para administrá-la, basta um contrato, celebrado uma única vez, que depois será apenas renovado.
A renda que o imóvel gera é certa: todos sempre precisarão de imóveis para morar, é uma necessidade de todo ser humano, que provavelmente nunca mudará. Não depende de modismo ou classe social e não cai em desuso. Um teto para morar é e sempre será prioridade. A renda também é significativa: a valorização dos imóveis costuma ultrapassar em muito o rendimento de outros investimentos considerados de baixo risco, como a poupança, por exemplo.
Obter uma renda através de aluguel de um ou mais imóveis gera, além do ganho econômico, tempo e qualidade de vida. Não é preciso realizar nenhuma atividade diária para que o aluguel entre na sua conta, ao contrário de comerciantes ou empresários, que muitas vezes sacrificam suas vidas para manter o negócio lucrativo. Quer ter tempo para cuidar de você, brincar com seus filhos ou netos? Deixe seu imóvel trabalhar por você.
É um investimento democrático, não discrimina por idade, escolaridade ou nacionalidade. Não há idade para começar. Não demanda formação especial, esforço físico ou juventude. Tudo que você precisa é começar, comprar seu primeiro imóvel e alugá-lo quando não estiver precisando dele. Depois de um tempo, é provável que você tenha dinheiro para adquirir um segundo imóvel e possa dar continuidade ao lucro com aluguéis.
Investir em imóveis também se adapta a diversos tipos de perfil: para aqueles que preferem algo mais tranquilo, basta adquirir um imóvel clássico e alugá-lo, mas para aqueles que gostam de desafios, podem adquirir casas e realizar todo tipo de reforma, transformando-as em ambientes inovadores e criativos, para só depois aluga-las.
Além disso, quem manda é você. O proprietário do imóvel decide os termos do contrato de locação, desde o tempo, até a forma como seu imóvel deve ser tratado. A lei faculta que, respeitado um mínimo legal, as partes convencionem a modalidade de locação que melhor as atende. Nada melhor do que poder fazer as coisas do seu jeito.
Ainda que eventualmente ocorram problemas, o proprietário dificilmente sai prejudicado. Existe vasta proteção legal para o caso de não pagamento de aluguel, permitindo que o proprietário obtenha os valores devidos ou retome o imóvel. No Brasil, este mecanismo já é bastante eficiente (deixe de pagar seu aluguel e descobrirá). A eficiência é maior ainda em países como nos EUA. Qualquer violação de direitos ou descumprimento contratual é rapidamente solucionada, geralmente por cláusulas previstas no próprio contrato.
Se você quer um investimento de baixo risco, boa lucratividade e que te proporcione tempo para aproveitar a vida, você merece investir em imóveis.