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Serviços Self-Service nos EUA – que irão te surpreender

As diferenças entre os Estados Unidos e o Brasil são tamanhas, em meio a essas variedades está a utilização do autoatendimento, que é extremamente comum por lá e ainda pouco usado aqui no Brasil. Para ajudar a quem já está de malas prontas para conhecer ou morar no país, separamos alguns dos mais comuns Serviços Self-Service nos EUA, e acredite, a forma como eles funcionam irá te surpreender.

Apesar de fazer parte do sonho de muitos brasileiros e de ser um dos destinos mais procurados pelos mesmos para se viver e até mesmo investir, as diferenças entre os Estados Unidos e o Brasil são muito grandes, tanto climáticas quanto econômicas e principalmente culturais. Enraizado na cultura americana já está o serviço de autoatendimento, onde o cliente realiza suas compras ou resolve sua própria demanda sem precisar da ajuda de terceiros.

Por lá, os também conhecidos como serviços self-service são extremamente comuns e funcionam sem problemas a muitos anos, além de já fazerem parte do dia a dia da população. Estranho para a os locais é entender a necessidade de funcionários para esses tipos de serviço, muito diferente do que acredita a população daqui.

Bandeira próximo aos melhores Serviços Self-Service nos EUA
Foto por Nik Shuliahin em Unsplash

Quais as vantagens dos serviços Self-Service nos EUA?

Em meio as diversas vantagens em apostar no autoatendimento para os mais distintos tipos de serviço, a principal escolhida pelos americanos é com certeza a facilidade e simplicidade do processo. Muito dependentes da tecnologia e também reféns da falta de tempo, os moradores dos Estados Unidos prezam sempre pela praticidade, e apesar do que pode parecer, se auto atender muitas vezes é mais rápido e fácil do que depender de um terceiro.

Além de ser vantajoso para os consumidores do seu serviço, o self-service é extremamente benéfico principalmente para as empresas, sejam elas pequenas ou grandes negócios. Não precisar contratar mais um funcionário para fazer o atendimento ao público pode trazer uma grande economia mensal, além disso permite que o estabelecimento fique aberto durante a madrugada ou por mais horas, sem a necessidade de investir em adicional noturno ou maior segurança para as pessoas que trabalham no local.

Outro fator que atrai tanto os clientes quanto os donos dos serviços self-service é a rapidez, com menor quantidade de filas e serviço otimizado a passagem das pessoas pelos estabelecimentos acaba sendo muito mais rápida, aumentando a rotatividade e poupando o tempo de todos os envolvidos.

mulher andando no mercado em um dos principais Serviços Self-Service nos EUA
Foto por Martijn Baudoin em Unsplash

E, quais os serviços self-service nos EUA mais comuns?

1. Postos de gasolina

Bem diferente do que estamos acostumados a vivenciar aqui no Brasil, nos Estado Unidos os postos de gasolina utilizam o modelo de autoatendimento. E não é apenas um ou outro, todos os postos do país são assim, o próprio cliente precisa descer do carro e abastecer sozinho o seu veículo.

Como funciona?

Você estaciona bem pertinho da bomba escolhida, conecta o cartão de crédito na maquininha acoplada e escolhe o valor que quer abastecer, então conecta a bomba e aguarda o processo ser finalizado. No geral, é bem simples e para quem já está acostumado extremamente rápido.

Uma das grandes vantagens desse sistema é que não tem perigo o posto ficar aberto 24 horas, as maquinas controlam a quantidade de combustível despejada pelo valor selecionado e nesse caso a chance de roubo é muito pequena. É por isso que os postos por lá estão sempre abertos e você não corre o risco de ficar sem combustível em nenhuma hora do dia.

Postos de gasolina um dos serviços self-service nos EUA
Foto por Erik Mclean em Unsplash

2. Lavanderias compartilhadas

Outra serviço que utiliza o autoatendimento nos Estados Unidos a muitos anos são as lavanderias. A primeira foi criada em meados de 1930 em Forth Worth, no Texas durante a Grande Depressão, quando poucos tinham dinheiro para comprar uma máquina própria, e apesar da ideia agradar muito a população, que não tinha recursos limitados na época, foi apenas por volta de 1940 que o negócio começou a crescer muito e ganhar força no país. Desde então o modelo foi adotado pela maioria da população e é extremamente comum ao redor dos Estados Unidos.

A praticidade é tão grande que o conceito já foi importado para o Brasil e tem se espalhado também por aqui, apesar de ainda ser mais comum encontrar aquelas grandes lavanderias com diversos funcionários.

Como funciona?

O funcionamento das lavanderias self-service é muito parecido com o dos postos de gasolina. A lavanderia fica aberta, sem ninguém para controlar seu funcionamento, o cliente chega, mede a quantidade de roupas que quer colocar para ter certeza que cabe na máquina e conecta seu cartão na maquininha para liberar o serviço. Muitas lavanderias são tão automatizadas que você nem precisa se preocupar em quanto produto colocar, que elas despejam sozinhas.

Outra praticidade que elas oferecem são as máquinas de secar, que funcionam da mesma maneira e garantem que as roupas já saiam completamente lavadas e secas da lavanderia, uma grande vantagem principalmente no Estados Unidos onde o clima é muito frio.

Lavanderias um dos serviços self-service nos EUA
Foto por Namnso Ukpanah em Unsplash

3. Mercado

Tendência que tem chegado nas grandes cidades brasileiras apenas agora, são os mercados de autoatendimento. Comuns a muitos anos nos estados unidos, é possível encontrar esse tipo de mercado em muitos lugares ao redor dos Estados Unidos e muitos deles que funcionam 24 horas sem nenhum tipo de funcionário fixo no local.

Como funciona?

Os mercados de autotendimento possuem normalmente um sistema um pouco diferente, e existem de duas formas. A mais comum fica dentro dos grandes mercados mesmo, com caixas de autoatendimento que controlam as compras pelo peso. Neles, os clientes passam seus próprios produtos com o código de barras, escolhem a forma de pagamento e a compra está feita, geralmente de forma muito mais rápida do que em um caixa normal. Esse tipo de mercado tem funcionamento normal, com outros funcionários e horário comercial.

A segunda maneira também muito conhecida nos Estados Unidos e que já chegou aqui no Brasil, porém em pouquíssimos lugares e são mercados de autoatendimento que ficam abertos 24 horas. Geralmente menores do que os mercados normais, eles possuem mercadorias seletas e estão localizados em pontos estratégicos e funcionam quase como os caixas normais de autoatendimento. Porém, para garantir que os produtos não sejam roubados esses mercados possuem um sistema inteligente que só libera a saída quando o pagamento for efetuado.

O mercado também é um serviço de autoatendimento nos EUa
Foto por Tara Clark em Unsplash

Os serviços self-service nos EUA estão ganhando cada vez mais fama, tanto por lá quanto em diversas regiões do mundo pela sua praticidade. O que vocês acham dessas diferentes ideias?