Morar nos EUA é o sonho de muitos, mas vem sendo pintado pela imprensa como algo praticamente impossível. Pois bem, não é. Qualquer mudança de país implica em um procedimento burocrático, alguns até mais difíceis e demorados daquele imposto pelos EUA. Além disso, existem diversos caminhos para viabilizar esta mudança e a obtenção do Green Card, basta que você tenha as informações que precisa e encontre o melhor para você.
O Green Card é um visto de residência permanente, um documento que te possibilita viver nos Estados Unidos como americano, ou seja, tendo mais direitos que um simples turista, como por exemplo, o acesso a escolas públicas e outros serviços. Ele regulariza a situação do imigrante que está em condições ilegais no país.
Ultimamente vem sendo muito divulgado o combate contra imigrantes nos EUA, mas, se você estudar a fundo a questão, verá que está voltado para imigrantes ilegais, tanto é que os EUA continuam concedendo Green Card em diversas hipóteses: familiares, para trabalho, para investimentos e até se você for um destaque como atleta! Acreditem, não é tão restritivo ou difícil como dizem.
Um dos caminhos mais fáceis para conseguir o Green Card é ser contratado por um empregador, que demande seus serviços nos EUA. Como já vimos aqui, a demanda por funcionários que falem português é muito grande em cidades como Orlando, uma vez que o turismo é uma das principais fontes de renda e, entre estes turistas, grande parte são brasileiros. Então, vale a pena procurar por empresas que estejam recrutando brasileiros. Neste caso, a própria empresa iniciará os trâmites legais para garantir sua permanência nos EUA e o tão sonhado Green Card.
Caso a empresa na qual você trabalha no seu país também funcione nos EUA, é possível solicitar sua transferência para a unidade localizada nos EUA. Neste caso, o empregador também cuidará de toda a burocracia e poderá solicitar o Green Card para os funcionários que estão se mudando a trabalho.
Outro caminho é através de um familiar. Seja o familiar americano ou seja ele estrangeiro portador de um Green Card. Pode ser feito requerimento para cônjuge, filho e, em alguns casos, outros membros da família. É tão comum escutar que o caminho mais curto para o Green Card é casando com um americano que hoje existe uma verdadeira “indústria” de agenciamento e casamentos com esta finalidade.
Mas, existem outras formas. Pessoas com as chamadas “habilidades extraordinárias” (em matérias como Ciências, Artes, Educação, Negócios ou Atletismo) podem solicitar um Green Card. São conceitos muito amplos, não é difícil se encaixar em uma das categorias. Outra possibilidade é provar que você deseja investir no país, apresentando projetos de negócios próprios ou planos para abrir uma franquia, além de um capital mínimo necessário ao negócio, determinado pelos EUA.
Além disso, nada impede que você vá com um visto temporário (trabalho, turismo ou estudante) e, chegando lá, faça por onde se encaixar em uma das categorias que levam ao Green Card. Será que é mesmo tão improvável, após meses, trabalhar nos EUA ou se destacar em uma atividade ou se apaixonar por alguém?
Da forma como é noticiado, parece algo inviável, raro, quase impossível, mas a verdade é que todo ano muitas pessoas se mudam para os EUA e conseguem seu Green Card. Quem disse que o próximo não pode ser você?
Sim, é um procedimento burocrático, mas qualquer mudança de país implica em burocracia. A grande pergunta é: este é o seu desejo? Se for, você não deve desistir dele por mera burocracia.