Jack-O'-Lantern with white smoke coming out

Halloween – tradição americana espalhada pelo mundo

Para alguns, Dia das Bruxas, para outros, Halloween ou, até mesmo, Día de Los Muertos. O dia 31 de Outubro, é uma data festiva em muitos lugares do mundo, mas que é celebrada de maneiras muito diferentes. Para início de conversa, o Halloween tem origem um pouco incerta – por ser uma mistura de diferentes influências, entre elas, da cultura Celta, pagã e até mesmo cristã. O que se sabe com certeza é que o Halloween é tradição americana que foi espalhada pelo mundo e hoje em dia é conhecida de diversas formas.

É de conhecimento geral, que o Halloween se espalhou pelo mundo todo por conta dos Americanos, que levam o dia bastante a sério e aproveitam qualquer oportunidade para provar isso. Seja nas grandes produções de Hollywood, que diversas vezes, nos mostram um pouquinho de como funcionam as celebrações nos Estados Unidos, nas inspirações dos maiores filmes de terror ou mesmo nas decorações extravagantes e super realistas que tomam conta das ruas e casas por todo o país durante essa época do ano.

O que não falta no país, principalmente no final de Outubro, são provas de que o Halloween é uma das maiores celebrações do Estados Unidos, tanto que hoje ele é considerado o maior feriado não cristão do país, a frente até mesmo do dia dos namorados. Por ser um dos países com maior influência global, em vários aspectos, é claro que a grande visibilidade da data por lá, é um dos principais motivos para que o Halloween seja também conhecido e celebrado ao redor do mundo.

Abobora macabra uma das representações do Halloween - tradição americana espalhada pelo mundo
Foto por Szabó János em Unsplash

Halloween – tradição americana?

Apesar de ter se tornado conhecido por conta dos americanos, a verdade é que o primeiro lugar do mundo a celebrar o Dia das Bruxas foi a Irlanda. Lá, as tradições são levadas a sério e as celebrações ainda são muito fortes até hoje. Durante o período de celebração, que dura em torno de 3 dias, começando em 31 de Outubro, encontra-se muitas fogueiras (principalmente em áreas rurais), desfiles, fantasias, e, ainda, alguns jogos de superstição e adivinhação do futuro, tradições que deram início ao que hoje conhecemos como halloween. Em uma das brincadeiras, por exemplo, uma pessoa puxa uma couve ou um repolho do solo e dependendo do seu formato e sabor, o alimento fornece pistas cruciais sobre a profissão e a personalidade do futuro cônjuge de quem participa.

Mesmo sendo uma tradição forte no país, foi por conta dos americanos que o Halloween ficou conhecido ao redor do mundoIsso aconteceu porque foram os próprios Irlandeses quem levaram a tradição às terras norte-americanas. Em 1845, durante o período conhecido na Irlanda como a “Grande Fome”, em média um milhão de pessoas foram forçadas a imigrar para os Estados Unidos, levando junto sua história e tradições.

Por lá, a tradição irlandesa se enraizou e se tornou uma verdadeira festança. Os americanos comemoram com fantasias, abóboras esculpidas, desfiles, shows, festas a fantasia e muitos eventos específicos para a data. Tantos nos EUA quanto na Irlanda, o costume de bater à porta da vizinhança dizendo “trick or treat?” (doces ou travessuras) é quase sagrado, e a criançada, e até mesmo os adultos, não perdem por nada!

casa decorada para o Halloween - tradição americana espalhada pelo mundo
Foto por Clint Patterson em Unsplash

Como o Halloween se espalhou pelo mundo?

Apesar de ter se iniciada em um país da Europa, a tradição não é tão forte no restante do continente. A Europa não leva o Halloween tão a sério como a Irlanda ou os EUA, porém, o continente também cedeu às atuais comemorações e possui destinos especiais para quem quer comemorar a data. Os principais pontos para quem gosta do “medo” são os parques de diversões e as Noites do Terror espalhadas por mais diversas cidades. Entre elas, não podemos esquecer da Transilvânia (Romênia), cidade sede do castelo do Conde Drácula, que se transforma em um verdadeiro castelo mal-assombrado na época das festas, perfeito para quem quer a real experiência macabra do halloween.

Próximo dos EUA, o Canadá, país vizinho, é um dos que não se deixaram influenciar pela grandeza da comemoração. Por lá, quase não se ouve falar quando o assunto é Halloween, apesar disso, algumas pessoas também levam a data bastante a sério. Assim como nos Estados Unidos, muitas das casas são enfeitadas com coisas horripilantes e as famosas abóboras esculpidas estão espalhadas por vários quintais, mesmo sem aderirem ao famoso trick or treat.

Outro vizinho dos Estados Unidos, o México é um país que precisa ser citado, afinal, os mexicanos não comemoram o Halloween “tradicional”, mas levam o Día de Los Muertos bastante a sério. A característica principal da comemoração mexicana é a animação, é claro! Apesar de ser uma homenagem às almas que já partiram, a festa é alegre e comemorada em família, com cores vibrantes, fantasias, caveiras (as famosas caveiras mexicanas, claro!) flores e muito alto astral. A festa inicia no dia 30 de outubro e vai até o dia 02 de novembro, quando nós brasileiros, celebramos o dia de finados, que também é uma homenagem aqueles que não estão mais entre nós.

E, por falar em Brasil, nós, que gostamos de uma boa festa, estamos aderindo cada vez mais ao Halloween. A nova tradição é recente e ainda não tão difundida, mas é possível encontrar muitas festas de Halloween no final de outubro, assim como uma tradição crescente das crianças que passam em seus condomínios e apartamentos pedindo doces ou travessuras para os vizinhos.

Por aqui o Halloween ainda foi batizado, em 2003, como Dia do Saci, com o intuito de resgatar as figuras folclóricas brasileiras e incentivar a juventude a comemorar as manifestações da sua própria cultura. Apesar disso, a festa ainda é muito mais popular pelo país com suas características americanas.

Castelo macabro parte do Halloween - tradição americana espalhada pelo mundo
Foto por Ehud Neuhaus em Unsplash

De diferentes maneiras muitos outros países também celebram a tradição americana do Halloween. Japão, Chile, Filipinas, Coréia do Sul, e outros tantos possuem sua tentativa tímida de copiar a festança norte-americana e criar a partir do halloween de tradição americana, a sua própria. O que vale, no fim, é aproveitar a data e se divertir, não é mesmo?

E que tal planejar uma viagem para o país nesta data e curtir as comemorações gringas, com tudo que os Estados Unidos tem para oferecer?