Mudar de país nem sempre é fácil. Além da questão econômica, a adaptação a novos costumes, nova cultura, novo idioma e novo clima podem ser muito penosos, sobretudo para o brasileiro, um povo que tem forte ligação com seu país.
Por isso, é importante escolher um lugar onde esta transição e adaptação sejam menos sofridas. E, segundo estudos, um destes lugares onde há facilidade de adaptação é os EUA, principalmente em locais de clima quente como Orlando.
A comunidade brasileira nos Estados Unidos é mais qualificada e está mais integrada que a média dos outros imigrantes no país, segundo um levantamento feito por dois pesquisadores brasileiros a partir de dados do governo americano.
Este levantamento realizado pelos pesquisadores Álvaro de Castro e Lima e Alanni Barbosa de Castro para o livro “Brasileiros nos Estados Unidos: Meio Século Refazendo a América (1960-2010)” mostra que o brasileiro consegue grandes realizações e uma excelente qualidade de vida nos EUA, quando comparado com outros estrangeiros e também quando comparado com americanos.
Os brasileiros, segundo o levantamento, têm maior nível educacional que a média de todos os imigrantes: 46% têm ensino médio completo e superior incompleto e 30% se formaram no ensino superior, contra 35% e 23% dos demais. Isso se deve à rápida adaptação à cultura e educação local e também ao alto nível educacional dos imigrantes brasileiros, que não são pessoas fugindo de seu país e sim pessoas optando por um lugar melhor para empreender ou exercer sua profissão.
A participação na força de trabalho também é maior entre os brasileiros, totalizando 71%, inclusive na comparação com os americanos, que registram 63%. A maioria trabalha como empregado do setor privado (69%), mas o índice de autônomos (25%) é maior que entre todos os imigrantes (12%) e americanos (9%). Ou seja, é perfeitamente possível se mudar para os EUA sem ser empregado de alguém, sendo dono do seu próprio negócio.
O livro relata em detalhes todo o processo de adaptação e afinidades do brasileiro nos EUA, e é uma excelente leitura para quem está pensando em morar no exterior.
Então, se você está pensando em sair do país, considere que a comunidade brasileira é a que melhor se integra aos EUA. Some a isso o fato do clima de Orlando ser muito parecido com o do Brasil. Acrescente o fato de ter uma das maiores comunidades brasileiras do mundo residindo ali. Para finalizar, pense em um local com baixo impostos e excelente qualidade de vida.
Pronto, você tem uma confluência de fatores que tornam muito provável uma adaptação de sucesso e menos traumática. Se você tem o desejo de morar fora do país, considere com carinho a hipótese de morar em Orlando, que, além de ser um local de fácil transição, dispõe de belíssimas casas:
VEJA NOSSAS CASAS PARA VENDA OU TEMPORADA